top of page

Storytelling 2: A bomba embaixo da mesa

Foto do escritor: sergiotaldosergiotaldo

Reflexões sobre política, religião, sexismo, propaganda e outros temas explosivos



SINOPSE DO LIVRO:


"A bomba embaixo da mesa", sequência do sucesso "Storytelling", traz novas reflexões sobre a confusão entre realidade e ficção e a influência da tecnologia na narrativa.

Sem conflito não há história. Aristóteles sabia disso tanto quanto os roteiristas dos filmes e séries que vemos na Netflix.


As obras literárias e audiovisuais citadas neste "A bomba embaixo da mesa" não deixam dúvidas sobre a importância do conflito e se apresentam como uma espécie de curadoria temática, lista premium a ser degustada posteriormente pelo leitor.


O ponto principal do livro é a inédita participação do público no desenrolar da história após o advento da internet, com níveis de poder e vulnerabilidade jamais vistos, uma gigantesca plateia mundial sujeita a decisões tomadas por algoritmos, exposta aos estratagemas de manipuladores sem freios, encantada com a sensação de protagonismo, e muito disposta a opinar e brigar.


Como destaca o autor: “Conhecemos bem as narrativas de gente lutando para sobreviver ou conquistar algum sonho nas mais variadas épocas e circunstâncias. Chegou a hora de irmos além, atravessando o pano de fundo que serve às histórias, para alcançar um outro, onde estão as pessoas a quem as histórias são contadas.


O livro trata dos conflitos basilares da história e das estórias, desde o ancestral bem x mal até o recente real x virtual, passando pelos clássicos Deus x Diabo, ricos x pobres, masculino x feminino e esquerda x direita, entre outros.


Mostra o quanto realidade e ficção se confundem e se influenciam reciprocamente, e o quanto as novas tecnologias contribuem para embaralhar tudo.


Em suas páginas, convivem a Arca de Noé e o Titanic, políticos como Zelensky, Putin, Trump, Bolsonaro, Mandela e Lula, personagens como Batman, Coringa, Robin Hood e Cinderela, líderes como Papa Francisco, Joana d’Arc e Greta Thunberg, marcas como Nike, Coca-Cola, Burger King e outras que foram em maior ou menor grau empurradas para o debate ideológico, eventos históricos como as revoluções francesa e russa, as cruzadas e a invasão do Capitólio, além de escritores, cineastas, publicitários, comunicadores e artistas em geral que nos ajudam a enxergar na escuridão.


Trecho do livro: “No lançamento de 'Storytelling: histórias que deixam marcas', em 2015, eu julgava não ter mais nada a dizer sobre o tema. Dentro do estilo adotado e dos territórios que me propus a percorrer, a missão estava cumprida. Não contava com a reviravolta narrativa que viria logo depois. O mundo foi invadido por fake news. Personagens caricatos e inverossímeis ganharam destaque na vida real, com roteiros mais impactantes do que os concebidos por especialistas. Alguns desses roteiros desafiavam abertamente a plausibilidade, logo essa qualidade tão indispensável às boas histórias; outros, de tão ruins, jamais seriam aprovados por storytellers de verdade. Esse descarrilamento roteirístico me motivou a investigar, refletir e retornar ao teclado. Mergulhei em águas mais turvas, colocando lado a lado os fatos e suas narrativas, registrando a mistura de realidade e ficção, verificando como as cabeças criativas captam a essência do momento histórico, tanto para descrevê-lo quanto para interpretá-lo, tentar corrigi-lo ou prevenir catástrofes.


Excelente livro, que deve ser lido e estudado por todos os cidadãos do Sec. XXI!



DETALHES DO LIVRO:


1- TÍTULO: "Storytelling 2: A bomba embaixo da mesa".


2- CATEGORIA: Marketing, Comunicação, Negócios.


3- AUTOR: Adilson Xavier é escritor, publicitário, roteirista e produtor audiovisual, com 40 anos de experiência em storytelling. A sua história começou na propaganda: trabalhos criados para Globo, Nike, Disney, Fiat, Kraft/Nabisco, Tim e outras empresas, viajaram pelo Brasil e pelo mundo. Aprendeu a costurar micronarrativas, como capítulos de histórias mais amplas, ganhou fôlego e prêmios. Então, chegou aos documentários, à produção de séries de TV, como Valentins, Espinosa e Os Homens são de Marte, e à literatura. Publicou 5 livros: 3 romances e 2 de não ficção. Seu romance mais recente é o thriller: "2990 graus: a arte de queimar no inferno". Publicou ainda os romances: "Sobrevoando Babel" (Editora Record), e "O atirador de ideias" (Best Seller). No campo da não ficção, publicou: "O Deus da Criação: uma visão teólogico-criativa religiosamente publicitária" (Best Seller) e "Storytelling: histórias que deixam marcas (Best Business), livro que preparou as bases para este livro.


4- EDITORA: Best Business; 1ª edição (2 maio 2022).


5- IDIOMA: Português.


6- CAPA COMUM: 322 páginas.


7- ISBN-10: 6556700118.


8- ISBN-13: 978-6556700113.


9- DIMENSÕES: 15.5 x 22.5 x 1.8 cm.


10- AVALIAÇÕES DOS CLIENTES: 4.7 (de 5.0) (Ref.: Amazon.com.br Prime).

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page