Por Ananisa Silva de Souza, autora do livro: "Jogos, Simulações e Dinâmicas Organizacionais" (Editora Vozes, Petrópolis/RJ).
De acordo com o dicionário, humanize vem do verbo humanizar. E humanizar é “atribuir caráter humano a tornar-se benéfico”, etc.
Parece redundante falar de recursos humanos humanizados, mas estamos vivenciando a quarta revolução industrial, era de processos digitais combinados à máquinas, era de robôs e uma transformação radical.
Com isso, estamos experimentando uma grande transformação no mercado de trabalho, na forma como hoje trabalhamos e nos relacionamos.
A inovação e os avanços tecnológicos vêm como facilitadores, proporcionando às pessoas mais tempo para focar em atividades que exigem pensamento crítico, criatividade e experiência.
Hoje, com a economia colaborativa, temos uma nova forma de trabalhar mais flexível, disruptiva e ágil.
O profissional “acomodado” não tem mais espaço. É preciso desenvolver novas habilidades e entender que muitas profissões estão obsoletas e novas estão surgindo.
Estamos falando em agilidade, desenvolvimento de novas competências, experiências reais e processos mais humanizados.
Faz-se necessário adaptar a cultura das organizações para esse novo modelo, a fim de que possamos enxergar ainda mais as pessoas na sua totalidade.
As atividades lúdicas, como as dinâmicas, nos proporcionam esse enxergar de competências muitas vezes escondidas.
A humanização nas relações de trabalho vem nos propor alinhamento de valores, transparência e espírito colaborativo.
Este livro sugere atividades para o desenvolvimento desses conceitos.
Aproveitem!!
Ananisa Silva de Souza - Palestrante | Idealizadora e Organizadora do @congressoderhpetropolis | Professora | Adm. e Gestora de RH na Editora Vozes, Petrópolis/RJ.
Vou querer o meu autografado Ananisa.
Excelente livro, que nos traz muitos insights sobre como "humanizar" nas organizações e também na vida diária. Parabéns pela publicação e que o mundo seja "humanizado"!