Por Thiago Avelar
Foco no cliente!
Se você atua comprometido apenas em fazer um produto de qualidade,
cuidado! O foco deve ser o cliente, seus requisitos, gostos e suas
expectativas/necessidades quanto ao seu produto/serviço.
Por isso, Foco no cliente é um dos princípios da qualidade, conforme a ISO 9001.
Para aumentar a carteira de clientes e as receitas, implemente ações, como
por exemplo:
1- Identifique os clientes diretos e indiretos;
2- Considere as necessidade e expectativas dos clientes;
3- Planeje, desenvolva e ofereça suporte de produtos e serviços aos clientes, e monitore a satisfação e insatisfação dos clientes, tome providências quando necessário.
MELHORIAS:
Empresa que pratica melhoria contínua não perde negócio / oportunidades.
É importante reagir internamente e externamente com novas oportunidades,
para tal, deve-se acompanhar se os colaboradores envolvidos neste objetivo
são capacitados para a implantação de melhorias e, caso seja preciso,
oferecer treinamentos.
Para melhorar o desempenho dos processos e a satisfação dos clientes,
implemente ações, como por exemplo:
a)- Estabeleça objetivos de melhorias em todas as áreas da empresa;
b)- Treine os colaboradores em como aplicar ferramentas e executar ações para alcançar melhorias,
c)- Identifique oportunidade de melhorias.
GESTÃO DE RELACIONAMENTO:
A opinião do cliente influencia a rotina da empresa. Uma dúvida, reclamação, sugestão ou elogio deve ser analisado para revisar a estratégia da empresa.
A gestão de relacionamento deve analisar criticamente o atendimento em procedente e improcedente, criar não conformidades, planos de ação e de riscos em cima da opinião de clientes.
O Sistema de Gestão da Qualidade, conforme a ISO 9001, é importante
para padronização, e melhoria contínua dos processos visando à satisfação do cliente.
Thiago Avelar - CEO na TAS Consultoria e Treinamentos | Coordenador de novos negócios na Clube Empreendedor Brasil.
Muito boa explicação. Excelência em atendimento depende mesmo da clareza que enxergamos o dito a partir das demandas de nossos leads ou clientes. Ouvir primeiro, falar depois e agir imediatamente para dar uma solução eficiente a quem nos contratar é primordial.
A gestão da qualidade é bem isso, um processe de avaliação com melhoria contínua. Parabéns pela apresentação clara e objetiva 👏👏
Parabéns, Thiago, pela ótima matéria! O empreendedorismo é ponto fundamental para o profissional do séc. XXI, assim como a implementação de um bom plano de Gestão da Qualidade - ISO 9001!