Por Estevão Scudese, de Petrópolis/RJ

Com Estevão Scudese, no Shopping Pátio Petrópolis, em 22/04/2024
Vamos conhecer um pouco da história de Estevão Scudese, que é Doutor em Ciências (Unirio/U-Iowa EUA), Mestre em Educação Física (UFRJ), Pós-graduado (UGF), Pesquisador: LABIMH/LaCEE e Personal Trainer, com Pós-Doutorado em andamento, em Fisiologia Molecular e Biofísica, na Vanderbilt University, EUA.
Suas áreas de concentração são: músculo, musculação, envelhecimento saudável e personal training.

Estevão Scudese, na Vanderbilt University, EUA
1)- Fale um pouco sobre sua experiência de vida: família, escola, trabalho, cursos, etc.
Sou petropolitano com muito orgulho, e desde pequeno sempre fui apaixonado por ciência e esportes.
Venho de uma família de professores, com um avô diretor de futebol, campeão e presidente do Clube Petropolitano, nos anos 40, auge do clube em nossa cidade.
Ouvindo as histórias de glórias do Clube e com uma base sólida na educação reforçada pelos meus pais, minha atração pela área foi algo natural.

Estevão Scudese, em visita com americanos da Vanderbilt University, na UCP, em Petrópolis (2023)
2) Como é sua história com a educação física?
Desde que escolhi a educação física, percebi que seria algo maior do que uma escolha profissional, visto que era uma questão de vocação.
Embarquei na graduação, na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Pós-Graduação na saudosa Universidade Gama Filho (UGF), Mestrado na UFRJ, Doutorado na UNIRIO, com estágio doutoral na University of Iowa (EUA), e Pós-doutorado em andamento na Vanderbilt University (EUA).
Em paralelo a esta formação acadêmica, mantive um trabalho prático como avaliador físico, preparador de atletas e personal trainer, ocupação que amo e mantenho com grande entusiasmo.

Estevão Scudese, em reunião na UCP com Vanderbilt University
3) Como você percebe oportunidades de bons negócios envolvendo o público Senior 50+/60+, em tempos de Internet, vendas online, redes sociais, Inteligência Artificial, e tecnologias emergente? Fale sobre.
Em termos proporcionais, embora toda pessoa obtenha melhoras, o público sênior é o que mais se beneficia de uma prática regular de exercícios.
Com o envelhecimento da população, em especial na nossa região (IBGE, 2022), é urgente uma mudança de atitude perante a necessidade de se fazer exercício. Em breve, será uma questão de utilidade pública.
Aliado a este fato, a crescente demanda e adesão às novas tecnologias, já são apontadas como a maior tendência do mundo Fitness, segundo as últimas pesquisas do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), um dos maiores órgãos mundiais sobre estudo e prática de exercícios.
Em outras palavras, a união de exercícios físicos regulares, em busca de aprimorar a saúde, irá sofrer grandes alterações influenciadas pela maior usabilidade tecnológica, trazendo novos adeptos.
O profissional da saúde deverá estar atento às novas oportunidades que virão nos próximos anos.

Estevão Scudese, com parte do pessoal, na Vanderbilt University
4) Conte-nos sobre sua atuação como profissional de educação física e personal trainer, principalmente, após o Doutorado em Ciências (UNIRIO e University of Iowa) e, recentemente, Pós-Doutorado em andamento, em Fisiologia Molecular e Biofísica, na Vanderbilt University?
Minha caminhada na profissão só foi possível graças aos grandes mestres que tive a honra de conhecer.
Uma destas pessoas, o Professor Dr. Roberto Simão (UFRJ), sempre me incentivou a realizar pesquisas que fizessem sentido e tivessem um impacto prático na vida das pessoas.
Neste sentido, a área do exercício físico e, mais especificamente, da musculação, sempre foi um terreno fértil para testes e aplicação de métodos que resultem em benefícios diretos na vida dos seus praticantes.
Esta base prática me deu ferramentas para entender os processos teóricos com maior riqueza de experiências, e de uma forma inversa, me colocaram em uma posição de vantagem estratégica ao realizar pesquisa de base em células e animais, tanto no Doutorado quanto no Pós-Doutorado.
Neste meio tempo, conheci o grande Professor Dr. Estélio Dantas, que há décadas pesquisa a população idosa.
O trabalho do Dr. Dantas abriu caminho para que profissionais como eu pudessem ajudar a ampliar a visão da Educação Física dentro da área da saúde.

Atividade e exercício físico
Nos últimos dez anos, o exercício físico tem chamado muita atenção da comunidade científica internacional, culminando com a valorização de profissionais desta área, tornando-a um terreno promissor.
Especificamente, no meu trabalho, no Laboratório de Fisiologia Molecular e Biofísica do Dr. Hinton, na Universiade Vanderbilt, estudamos as funções das mitocôndrias (organelas celulares), em diversos tecidos do corpo, como: o cérebro, os rins, o fígado, o coração e, principalmente, os músculos.
Parece que suas funções e formatos, sofrem alterações negativas ao longo do envelhecimento.
A boa notícia, é que o exercício físico parece melhorar o perfil das mitocôndrias, tanto em animais quanto em seres humanos, mesmo nos mais idosos. Acreditamos que aí possa estar uma das chaves para o envelhecimento saudável.

Estevão Scudese: painel na sua sala, na Vanderbilt University
5) E o futuro da Longevidade? A Região Serrana do Rio, como polo de referência para o desenvolvimento de um público mais longevo e saudável? Temos expertise e qualificação para enfrentar os desafios do mundo pós-moderno, líquido e digital?
A ciência da Longevidade estará no centro do interesse das próximas décadas e não é novidade que Petrópolis, há muito tempo, é um local de preferência da população sênior.
Já há um grande movimento em direção da medicina integrativa, com muita ênfase na prevenção. Quando falamos de prevenção, é impossível deixar estratégias de exercício físico regular de fora desta equação.
Sabemos que o exercício físico impacta diretamente a Longevidade, não apenas alongando os anos vividos, mas, principalmente, promovendo qualidade a estes anos.

Estevão Scudese: "Recentemente, fomos capa na revista Advanced Biology - Volume 8, Issue 1, em janeiro/2024"
6) Fale um pouco sobre o futuro dos negócios com a Longevidade? De Petrópolis para além de Petrópolis.
Haverá uma mudança enorme na forma em que se pensa no idoso.
Por exemplo, ele deve estar fazendo musculação, sim! É urgente um olhar de negócios com este público em mente, desde centros de treinamento e reabilitação até academias com perfis mais específicos.

Podcast, nos EUA, com Estevão Scudese: "STEM Tea | Estevao, exercise and coaching as mentoring" (em 02/04/2024)
Temos tudo aqui para desenvolver estratégias de curto, médio e longo prazo, para atender este público, unindo nossa vocação regional.
Temos seis grandes universidades e somos um polo de tecnologia. Com a união destes potenciais temos vocação para ser um modelo nacional em Longevidade.
Trabalho publicado, na íntegra:
Um dos mais de 20 que foram publicados em colaboração com os americanos:
Download:
"Advanced Biology - 2023 - Crabtree - Defining Mitochondrial Cristae Morphology Changes Induced by Aging in Brown Adipose", com a participação de Estevão Scudese
NOVO! Publicado, hoje, 21/05/2024:
Download Research Article: Journal Cellular Physiology - 2024 - Shao:
"Ablation of Sam50 is associated with fragmentation and alterations in metabolism in murine and human myotubes", com a participação de Estevão Scudese
7) Quais são seus planos para o futuro próximo?
Minha ideia é sempre evoluir como profissional e sinto que tenho a oportunidade de contribuir com minha cidade, região e sociedade como um todo.
Não basta produzir conhecimento acadêmico, sem poder aplicar e transformar estas informações em ações que possam atingir a todos com impacto positivo.
O desafio agora é aproximar as pessoas das oportunidades que a ciência pode oferecer na Longevidade e qualidade de vida.

Meu personal, Estevão Scudese, é um estrondo em sabedoria, inteligência, dedicação e eficácia!!! Estudou à fundo o meu caso de Polimiosite, e me fez recuperar a força muscular que eu havia perdido com a doença! Gratidão sempre!!! Sei que sou um "case" para ele!!! Mas venci com a musculação perfeita!!!!
Muito boa a matéria!!! Meu personal trainer!!! Fera! Parabéns!!!
Parabénssss Estevão👏🏻👏🏻👏🏻Você merece!!! Que Jesus abençoe e ilumine seus caminhos e escolhas🙏🏻
Adoreiii!💚
Sensacional esta matéria do Estevão Scudese, trazendo as inovações revolucionárias sobre exercícios físicos e as novidades da ciência para o envelhecimento saudável de todos os seres humanos, na era pós-moderna, líquida e digital. Como diz o Superman: "Para o Alto e Avante!"
Muito bom, vamos divulgar a o conhecimento!