top of page

Do Algoritmo à I.A. Generativa

Por Sebastião Cartaxo, Desenvolvedor de Soluções I.A., de Salvador, Bahia


 

De repente tudo virou I.A.


Mas, calma, pois muita coisa ainda continua sendo resolvida pelos algoritmos.


Um modelo de Algoritmo


Algoritmos são como receitas de bolo. Passos de lógica que resolvem determinados problemas.


Gráficos estatísticos são gerados por algoritmos embora, nos dias de hoje, por moda, sejam atribuídos a I.A.


Dói aos meus ouvidos sempre que escuto coisas assim, mas toda forma de computação acaba sendo mesmo uma obra não humana, artificial.


Uma placa de circuitos impressos de um computador


Portanto, assim como uma lavadora de roupas, executa um bem ensaiado roteiro.


Sobre a I.A. propriamente dita, indico um artigo daqui mesmo do Ctrl+Café, entitulado: Origens, características, benefícios e desafios da I.A. - Inteligência Artificial, de autoria do Sérgio Taldo, CEO e Fundador do Ctrl+Café.


Uma imagem do futuro, onde humanos e máquinas poderão se apresentar como "uma coisa só", não sendo distinguidos como dois seres diferentes

 

Deste ponto, podemos dar um salto para a I.A. generativa (Fonte: Wikipedia) (*), que está em alta.


(*) Inteligência artificial generativa ou I.A. generativa é um tipo de sistema de I.A. capaz de gerar texto, imagens, ou outros meios de respostas a solicitações em linguagem comum.


Geração de texto, imagens, músicas, etc. por meio de I.A. generativa


Vamos tomar como exemplo o vídeo abaixo, que, brevemente, poderá ser gerado com o Conte-me Seu Sonho (Link do app: https://tellmehostapp.azurewebsites.net/), que é um aplicativo suportado 100% pela IA generativa:

 

 

O vídeo simula uma conversa entre um humano e um interlocutor artificial.  Contém diálogos, imagens e vídeos geradas por I.A. generativa.


Os diálogos e imagens aparecem bem resolvidos, sem necessidade flagrante de retoques, mas alguns trechos de vídeos, por exemplo, o belíssimo balé no final, ainda contém partes carentes de polimento.


É trabalhoso e difícil comandar a I.A. para que ela faça exatamente o que você tem em mente.


Sam Altman, CEO da OpenAI, diz que a I.A. "fará muitas pessoas ricas", e que a I.A. será "a maior força para o empoderamento econômico" da Terra (Fonte: CNN Brasil)


O ChatGPT (Fonte: Wikipedia) (**) popularizado ano passado, foi quem anunciou a I.A. Generativa ao mundo. 


(**) O ChatGPT é um chatbot desenvolvido pela OpenAI e lançado em 30/11/2022. O nome "ChatGPT" combina "Chat", referindo-se à sua funcionalidade de chatbot, e "GPT", que significa Generative Pre-trained Transformer, que é um tipo de modelo de linguagem grande.


Modelo de tela de texto do ChatGPT


Quem utiliza deve ter notado que, embora a conversa pareça fluir, em muitos momentos as respostas do ChatGPT também ficam estranhas. Por que isso? Aqui vale à pena um pouco de aprofundamento. 


Machine Learning (Fonte: Wikipedia)


Quando trabalhamos com Machine Learning, uma das formas de I.A., nosso objetivo é obter o grau de probabilidade de um evento. 


Por exemplo:

Qual é a probabilidade de um rabisco feito à mão ser um algarismo numérico, e qual a probabilidade desse algarismo ser o 2?


O que é probabilidade?


A Machine Learning vai responder o melhor que pode sobre isso. Ela entrega um resultado. Com os mesmos dados, se você tentar outra vez, o resultado será o mesmo.


Numa conversa, você pode obter respostas diferentes mesmo repetindo a pergunta. A resposta vai ser gerada a cada vez. Já notou que as palavras chegam uma por uma? Pois é! Estão sendo geradas naquela hora.


O Chat GPT considera tudo que já foi dito sobre aquele assunto no universo e busca qual seria a próxima palavra boa para continuar a conversa. Se o assunto não for uma obviedade, as repostas podem ser até contraditórias.


Nos vídeos, se eu pedir a mesma coisa 2 vezes, também vou obter resultados bem diferentes. Mas, nem todo trabalho com vídeo é I.A. Delongar o tempo, por exemplo, é puro algoritmo, assim como reverter o vídeo e gerar a exibição do fim para o começo.


A proposta do Conte-me Seu Sonho, no limite, como meta, é levar o sonhador a gerar vídeos que representem seus sonhos. Que façam uma conexão entre o Eu onírico e o Eu acordado.


Falta muito ainda. Mal começamos, assim como a própria I.A., e há um chão imenso para melhorar. Vamos evoluir juntos.


Por enquanto, curtam o vídeo. É bem interessante! Principalmente, agora depois dessa "aulinha". Você vai identificar alguns dos pontos tratados aqui.


Bem-vindo ao ChatGPT


63 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Apr 25

Agredecer aos apostos na decifração de alguns termos mais técnicos que usei. Muito boa a finalização do artigo. Sebastião Cartaxo

Like
bottom of page