Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração
SINOPSE DO LIVRO:
Qual é a fórmula por trás de filmes adorados por multidões, como Toy Story, Monstros S.A, ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. Dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, ele mostra como se constrói uma cultura de criatividade, num livro primordial para quem busca inspiração para os negócios.
Para Catmull, a tecnologia nunca deve estar acima de uma boa história; cercar-se de gente mais inteligente do que você torna o ambiente mais propenso à inovação; e encontrar o lado positivo do fracasso é fundamental para garantir o próximo sucesso.
Esses são alguns dos princípios apresentados em Criatividade S.A. Quase 20 anos depois do lançamento do 1º filme da trilogia Toy Story, Ed, atual presidente da Pixar e da Walt Disney Animation Studios, narra a trajetória da empresa que revolucionou a indústria de animação do cinema.
Entremeando conclusões sobre gestão de pessoal, com entusiasmadas informações a respeito dos avanços em tecnologia digital, além da história da Pixar e do cinema de animação, Criatividade S.A. apresenta muito mais do que conselhos de negócios, com trechos descrevendo situações quase como um roteiro cinematográfico.
Também, é interessante citar o ambiente e a filosofia que incentivam a criatividade e desafiam as convenções:
1)- Dê uma boa ideia a uma equipe medíocre e eles irão estragar tudo. Mas, dê uma ideia medíocre a uma grande equipe, e eles irão consertá-la ou surgir com algo melhor.
2)- Se você não se esforçar para descobrir o que está escondido e para compreender sua natureza, não estará preparado para ser um bom líder.
3)- O trabalho de um gestor não é prevenir riscos, e sim criar as condições seguras para que outros possam arriscar.
4)- Os custos de prevenção de erros costumam ser muitos maiores do que os custos de como consertá-los.
5)- A estrutura de comunicação de uma empresa não deve espelhar sua estrutura organizacional; todos devem poder falar uns com os outros.
6)- Não presuma que o consenso geral levará à mudanças - é necessário um gasto substancial de energia para mobilizar um grupo, mesmo quando todos estão em sintonia.
DETALHES DO LIVRO:
1- TÍTULO: "Criatividade S.A.: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração".
2- CATEGORIA: Criatividade, Liderança, Comunicação, Negócios.
3- AUTORES: Ed Catmull é cofundador da Pixar Animation Studios e presidente da Pixar Animation, e da Disney Animation. Foi 5 (cinco) vezes agraciado com o Oscar, incluindo o Gordon E. Sawyer Award pelo conjunto de sua obra no campo da computação gráfica. É Ph.D. em ciência da computação, pela Universidade de Utah, e mora em San Francisco com a esposa e os filhos. Amy Wallace é jornalista, com publicações em veículos, como GQ, The New Yorker, Wired, The New York Times Magazine, e no Los Angeles Times, onde trabalha atualmente.
4- EDITORA: Rocco; 1ª edição (1 novembro 2014).
5- IDIOMA: Português.
6- CAPA COMUM: 413 páginas.
7- ISBN-10: ---
8- ISBN-13: 978-85-325-2956-5.
9- DIMENSÕES: ---
10- AVALIAÇÕES DOS CLIENTES: 4.8 (de 5.0) (Ref.: Amazon.com.br Prime).
Comments