top of page
Antes de conhecer o Ctrl+Café
Num mundo em constante transformação, com inovações diárias em todas as áreas do conhecimento humano, não se pode perder de vista a relação: passado - presente - futuro. Sendo assim, para entender melhor aquilo que está por vir no futuro, não podemos perder a experiência adquirida no passado, ao mesmo tempo em que não podemos deixar "escorrer pelas mãos" o presente que acontece agora. É um desafio extremo? É algo difícil de se realizar? Impossível de fazer?
Este vídeo mostra os efeitos da Singularidade (termo cunhado pelo inventor americano, Ray Kurzweil - confira o e-book: "A Singularidade está próxima: Quando os humanos transcendem a biologia", e comece a ler, gratuitamente, em https://amz.onl/hyZtWFF) em nossa vida diária, assim como o desenvolvimento da sociedade, daqui a alguns anos. Num processo de aceleração cada vez maior, a Singularidade tem transformado tudo, desde a forma como nos comunicamos, acessamos a Internet e as redes sociais, compramos e vendemos produtos, fazemos nossas transações bancárias, lemos e estudamos, viajamos e até mesmo como utilizamos nossos aparelhos eletrônicos móveis.
Sendo assim, o Ctrl+Café segue à frente, procurando integrar ações do passado / presente / futuro, e sempre focando no equilíbrio humano, quando em contato com o real e o digital, Vamos ver o vídeo?
Vídeo: "Alex" (Singularity --> Deloitte)
De olho no Século XXI
Yuval Noah Harari, professor israelense de História, na Universidade Hebraica de Jerusalém, é autor dos best-seller internacionais: Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã, e 21 Lições para o Século XXI.
O Ctrl+Café está alinhado com este tema e recomenda o vídeo abaixo, visto que Harari nos mostra 21 Lições para o Século XXI, trazendo, na prática, o que devemos ter em mente para lidarmos bem com as mudanças tecnológicas, num futuro bem próximo a nós.
Vamos ao vídeo?
Vídeo: "21 Lições para o Século XXI"
Conheça o Ctrl+Café
O Ctrl+Café é uma empresa fundada em 2015, com o objetivo de conectar pessoas, empresas e promover bons negócios. Tudo começou quando Sérgio Taldo, CEO do Ctrl+Café, percebeu a crescente influência do mundo digital na vida real da sociedade. Nesse momento, ele decidiu fazer a sua transição de carreira, de engenheiro mecânico de turbinas de avião, na empresa GE Celma/Varig, para desenvolver seu propósito de ressaltar a importância de se incluir em uma sociedade digital, mas sem perder o contato humano.
Inicialmente, cabe aqui uma explicação para todos que não sabem a origem do nome "Ctrl+Café". Vamos lá, em poucas palavras?
Ctrl vem do tecnológico, mundo digital e vida digital (foto/selfie, vídeo, podcast, etc.).
Café vem do bate-papo, reunião, encontro, palestra, evento, entre outros.
Ctrl+Café gera conteúdo relevante (com matérias publicadas nas redes sociais e na Internet), novas conexões, mudanças de "mindset", geração de novos e bons negócios, etc.
E, a inspiração para a criação do Ctrl+Café também veio do britânico, Daniel Shaw, que decidiu encontrar, pessoalmente, seus 730 amigos do Facebook (leia a matéria completa do UOL, em https://bit.ly/3R3yW24, datada de 29/11/2013 06h01, por Guilherme Tagiaroli).
Daniel Shaw: "Eu conheço pessoalmente a maioria das pessoas que estão na minha lista de amigos do Facebook. Alguns estão no Japão, outros na China e também tem gente da Malásia e da Austrália, mas eu os conheço. A maioria era colega de trabalho e se mudou para esses países ou voltou para suas nações de origem. Eu chutaria que tenho uns cem amigos que nunca encontrei pessoalmente".
Da mesma forma que Daniel Shaw, eu conheço, praticamente, todos os meus amigos do Facebook (incluo aqui também os amigos do Twitter, Instagram e LinkedIn), e resolvi encontrá-los - não pessoalmente, como fez o britânico - de forma virtual (a grande maioria) e de forma presencial (a minoria deles), tomando um bom café e criando matérias que foram postadas nessas mesmas redes sociais, divulgando pessoas, personalidades e empresas.
A ideia primordial era que essas matérias fossem gratuitas, de forma a gerar capital social e cultural nas minhas redes sociais e na Internet. As postagens tinham uma ou duas fotos (às vezes, mais...), com um texto explicando quem era o amigo, seu negócio, onde morava e também trazia algo de bacana do lugar, cultura e arte local. As matérias mais complexas e demoradas de serem feitas (com mais fotos e até vídeos), aí sim, essas poderiam ser pagas, acordando o valor R$ com o amigo a ser divulgado.
Abaixo, veja algumas fotos do Daniel Shaw e de seus amigos do Facebook.
Depois de algum tempo, mais especificamente, em novembro/2018, fui tomar um café (presencial), em Niterói, com a amiga e colega do Curso de Futurismo Digital (Bimodais), Rosemary Lomelino. Este Curso foi ministrado, via WhatsApp (com muitos profissionais do Brasil inteiro, de várias áreas do conhecimento) pelo amigo e Professor, Carlos "Nepô" Nepomuceno, do Rio de Janeiro. Conversamos bastante e fui convidado, então, a participar como palestrante, de um Evento na Abracoaching - Associação Brasileira de Coaching. Daí por diante, nossa história se desenvolve, com a realização de muitos Eventos e cafés, e será contada no botão "Eventos e Encontros".
Após o Evento na Abracoaching, criamos um grupo no WhatsApp para networking/netweaving, com o propósito principal de ser um grupo de troca de informações relevantes e geração de conhecimento/crescimento coletivo - hoje, ele é chamado de CTRL+CAFÉ GRUPÃO 2023, no qual interagem cerca de 250 empresários/profissionais, dentre eles: participantes, palestrantes, patrocinadores, "pitcheiros" e amigos que estiveram presentes nos Eventos do Ctrl+Café.
Para maiores informações sobre o grupo no WhatsApp, entre em contato com Sérgio Taldo.
Missão
-
Conectar pessoas e empresas
-
Promover bons negócios
-
Promover o equilíbrio entre a vida real e digital
Visão
-
Ser uma empresa de impacto social, com foco em ESG (Environmental + Social + Governance), promovendo a conexão de pessoas, empresas e ideias inovadoras, para transformar a sociedade(*), além de potencializar a realização de bons negócios.
Valores
-
Compromisso
-
Conexão
-
Determinação
-
Equilíbrio
-
Empatia
-
Ética
-
Inovação
-
Paixão
-
Propósito
-
Respeito
-
Responsabilidade
-
Sinceridade
- - - - - - - - - - - -
(*) Com uma abordagem moderna, utilizada pelas Cidades Inteligentes ("Smart Cities"), centrada/focada em:
-
Abordagens holísticas e/ou sustentáveis
-
Cidadãos e qualidade de vida
-
Conhecimento
-
Integração de infraestrutura
-
Tecnologia
-
Notas complementares às Cidades Inteligentes ("Smart Cities") e porque o Ctrl+Café está em alinhamento com este tema:
Nas últimas décadas, o conceito de "Smart City" tornou-se assunto de pesquisa em diferentes áreas, acompanhado de um grande interesse no campo de políticas públicas.
Cidades são componentes de suma importância para o desenvolvimento econômico, político e social, além de possuírem um amplo impacto em questões ambientais (Mori e Christodoulou, 2012). Como mencionado no relatório EvEx "Covid-19 e governos locais: soluções de enfrentamento", na América Latina, 80% da população vive em cidades e 17% está concentrada em seis megacidades com populações de mais de 10 milhões cada.
No Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 85% da população vive em áreas urbanas; os maiores municípios, que correspondem por mais de 10% da população brasileira são: São Paulo, com 12,3 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,75 milhões), Brasília (3,05 milhões), e Salvador (2,88 milhões).
Promover a sustentabilidade se demonstra imprescindível para criar um cenário de controle dos desafios relacionados ao equilíbrio urbano. Assim, surge o conceito de "Smart City", ou Cidade Inteligente. O objetivo de ser uma Cidade Inteligente é criar respostas às principais demandas sociais, podendo-se utilizar das oportunidades criadas pela tecnologia, para facilitar essas soluções e reduzir o tempo de resposta entre o agente público e o cidadão.
"Smart Cities" também dizem respeito à soluções que permitam eficiência do transporte público, um zoneamento urbano eficaz, uma alta qualidade dos serviços públicos, em geral, dentre outros.
O termo "Smart City" foi criado na década de 90, com foco, principalmente, nas novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), que estavam sendo incorporadas na infraestrutura humana.
O "California Institute for Smart Communities" foi um dos primeiros a avaliar como as comunidades poderiam se tornar inteligentes e como uma cidade poderia ser projetada para implementar tecnologias da informação (Alawadhi et al., 2012). Alguns anos depois, o Centro de Governança da Universidade de Ottawa teceu críticas à noção de que Cidades Inteligentes deveriam possuir conceitos ligados à questões técnicas.
Há alguns anos, os pesquisadores começaram a solicitar que as Cidades que se considerassem "Inteligentes", mostrassem os diferentes aspectos que justificariam a atribuição autodeclaratória do selo (Hollands, 2008).
As características mais comuns de Cidades Inteligentes emergentes são:
-
Infraestrutura em rede que permite a eficiência política e o desenvolvimento social e cultural
-
Ênfase no desenvolvimento urbano, liderado por negócios e atividades criativas, para a promoção do crescimento urbano
-
Inclusão social dos residentes urbanos e capital social no desenvolvimento urbano
-
Ambiente natural, como componente estratégico para o futuro
Exemplos de experiências brasileiras de Cidades Inteligentes são (um exemplo por Cidade):
-
Fortaleza (CE): Projeto-piloto de partilha de carros elétricos através de IoT (Internet das Coisas)
-
Águas de São Pedro (SP): Solicitação online de consultas médicas:
-
Rio de Janeiro (RJ): Centro de Operações Rio (COR), fundado em 2010, integrando cerca de 30 agências da cidade, que acessam dados de câmeras e sensores, visando melhorar o trânsito e a gestão de emergências no Rio
-
Canoas (RS): Implantação de mais de 30 sensores para detectar ruídos de alerta, como disparos de armas de fogo, que avisam, automaticamente, a Central Integrada de Monitoramento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal
-
Paulínia (SP): Instalação de 25 estações de coleta de lixo na cidade, reduzindo até 30% os custos desse serviço:
-
São José dos Campos (SP): Implantação de uma rede de Wi-fi pública, de 205 km de cabos de fibra ótica e de um sistema de iluminação pública inteligente:
-
Itu (SP): Implantação de um sistema de inteligente de coleta de resíduos, com 3.300 contêineres distribuídos pela cidade:
-
Vitória (ES): Implantação de uma Rede Bem-Estar, que interliga os equipamentos de saúde (unidades de saúde, pronto-atendimentos, farmácias, laboratórios, consultórios odontológicos, centros de referência e especialidades), em um único sistema
Exemplos de algumas Cidades Inteligentes no mundo são:
-
Seattle (EUA)
-
Quebec (Canadá)
-
Friedrichshafen (Alemanha)
Referência Bibliográfica: "Cidades Inteligentes - Conceitos e Aplicações", EVEX / ENAP, em https://repositorio.enap.gov.br
Fotos do Daniel Shaw e dos seus amigos do Facebook
Daniel e Emma Shaw
Daniel Shaw tirou com a mulher, Emma Shaw, a 1ª foto do desafio de encontrar os amigos do Facebook
Daniel Shaw e alguns amigos
Fotos do Facebook de Daniel Shaw mostram alguns de seus amigos clicados por sua mulher (Parte 1)
Daniel Shaw e mais alguns amigos
Fotos do Facebook de Daniel Shaw mostram alguns de seus amigos clicados por sua mulher (Parte 2)
Daniel Shaw e o amigo número 007
Na foto de número 007, o britânico Daniel Shaw posou com um box comemorativo de 50 anos do personagem James Bond.
bottom of page